É BOM TER SÓCIO?
Qual a melhor sociedade?
Sempre que perguntam sobre sociedade, a resposta padrão é que se trata de algo muito complexo e o ideal é não ter sócios.
Mas o que se tem observado na maioria das organizações são empresas com sócios. Então vamos mudar a pergunta. Qual a sociedade ideal? É aquela em que os envolvidos reúnem competências diferentes em prol do negócio.
Vantagens e desvantagens de ter um sócio
Antes de mais nada, precisamos compreender quais as vantagens e as desvantagens de ter um ou mais sócios. A grande vantagem está em poder dividir responsabilidades, riscos e dificuldades que envolvem os negócios.
Outro benefício é o fato de ter mais uma pessoa focada no sucesso do negócio junto a você. Quanto às desvantagens mais evidentes, podemos mencionar a disputa por poder, conflitos, desencontros nas ações, colocando o negócio em xeque e correndo risco, na maioria das vezes, de perda de recursos fundamentais para alançar o sucesso.
Como escolher um sócio?
Tenha em mente que o sócio ideal é aquele que lhe completa, aquele que reúne competências importantes para o negócio – aquelas que você não tem.
Quando pensamos em sociedade, fica mais fácil incluir um parente, irmão ou até mesmo o cônjuge. Ter alguém que confiamos e até amamos do nosso lado é atraente, mas a dinâmica do negócio não funciona assim: com o passar do tempo corre-se o risco de não termos uma coisa nem outra.
Antes de escolher um sócio, questione-se:
Essa pessoa complementa suas competências?
Se você é excelente no comercial e vendas, mas tem dificuldade no financeiro e administrativo, então procure um sócio que lhe complemente e traga uma nova competência para a empresa. Não traga alguém que também atua no comercial.
Essa pessoa tem a mesma visão de negócio?
Visões conflitantes caminham em direções opostas. É muito comum encontrar sócios com diferentes visões, um querendo crescer, investir e expandir e outro querendo acalmar e se assentar. Evite isso.
Essa pessoa pode ajudar o negócio a ser melhor?
Que contribuição real o sócio poderá trazer? Ele vem pra somar? Cuidado com a armadilha do sócio apenas por amizade ou laços familiares.
O que essa pessoa pode trazer com sua experiência?
Experiência conta muito e pode fazer a empresa dar saltos de crescimento. Ao invés de buscar isso a alto custo no mercado, podemos trazer um sócio com essas características.
Essa pessoa tem capacidade de investimento no negócio?
Negócios exigem investimento. Existem sócios que podem ajudar a trazer esse capital – ou ao menos contribuir com o seu trabalho e agregar valor à empresa.